O declínio da dinastia Tang

para Enzo Potel, o poeta das grandezas trágicas

Xuanzong não se contentou em ser o imperador mais longevo de sua dinastia. Não se contentou em saber que sua capital, Xi’an, era a maior entre as maiores cidades do mundo e por suas ruas desfilavam artistas e poetas. Xuanzong não ligou para o fato de estender os domínios de seu império da Coréia ao Vietnam, da Ásia Central ao sul da Sibéria. De abrigar em terras chinesas os turcos, uigures, árabes, persas e sogdianos. De fazer a China viver a primavera de seu esplendor, com o florescimento das artes e da economia como nunca antes. Xuanzong não se contentou em fazer com que as religiões vivessem em harmonia e que sob seu reinado fossem construídos os mais belos templos da China. Xuanzong só tinha olhos para Yang Guifei, sua concubina. Até o dia em que ela foi estrangulada na frente dele por seus melhores generais.

0 Replies to “O declínio da dinastia Tang”

  1. Hélio Jorge

    Putz, foram os chineses que inventaram os refrescos em pó?!

  2. Camila Pimenta

    leitura interessante, boa… mas… o Enzo curti as tais grandezas trágicas pelo deboche que elas resultam… puro e simples deboche…

    estragulada… pelos generais… e os melhores… não disse…

    by

  3. Hélio Jorge

    Desculpe Kmila, mas acho que é assunto sério. Pra uma indústria de refrescos tão famosa como a Tang, declinar nesse mercado competitivo, num é fácil, logo agora que os chineses estão no topo!

  4. Camila Pimenta

    Sr Hélio, 1º não é Kmila… medonho isso… use Camila ou Pimenta, é esteticamente mais agradável… e 2º, assunto muito sério o seu… realmente, não tenho mais palavras… a partir de agora concordarei com você perante esse tema… mercadologicamente falando, o que poderíamos fazer… levantar fundos… oh grande CEO da industria… hahahahaha… Sr Hélio… é você mesmo ou o usurpador…

    by

  5. Hélio Jorge

    Pensei que com K ficássemos mais íntimos…Contudo, concordo com você Pimenta, com relação a levantar fundos do CEO! Hélio, o usurpador? Nahhh!

  6. Hélio Jorge

    Ah, quero avisar, principalmente, para preservar pela minha segurança, que esse blog é do Felipe Damo, gente!

  7. rs.. a culpa é do Felipe… fica lançando as idéias e promovendo a discordia entre as pessoas frequentadoras do blog…

    tsc tsc…

  8. Camila Pimenta

    sim… eu sei que é do Felipe, espero que não se incomode muito… e que isso ficar íntimo com K… péssimo argumento… péssimo… mas acho que sua segurança está preservada, não?!… o que você andou fazendo para estar tão preocupado, hã…

    by

    p.s: oh sexta-feira do ócio…

  9. mas o que é isso??? eu saio pra trabalhar e quando volto está o maior banzé (me senti meu avô falando isso agora) por aqui!

    que foi? agora Helinho tem um clone???

    mas era só o que faltava…

  10. Já que falaram do “K”, eu digo que prefiro K-Suco ao Tang.

  11. Ah, e tadinha da japinha. O Seba que não leia isso. Vai chorar até o fim dos tempos.

  12. Ah de novo. E é “chininha” e não “japinha”!!!!!!!!!! Me confundi nos olhinhos puxados….

  13. finalmente alguém se compadeceu …

  14. o Helinho é a Glorinha Caliu disfarçada?

  15. Hélio Jorge

    What?!

  16. Hélio Jorge

    …as ruas estão escuras e ocas. Um poste aceso ilumina alguém sentado no meiofio, encostado no poste…um homem…ele vomita, vomita todas as suas lembranças de uma semana sem vícios, sexo, uma merda de uma semana sem nenhum amor. Ele, o homem, levanta-se cambaleante e olha pra cima, para luz do poste, retira do bolso uma foto de C, olha com atenção pra ela, beija-a, lambe as costas do 3X4 e fixa-o no poste. Sorrir, não, ele gargalha e sai, se equilibrando pela beiranda do meiofio, desaparecendo em meio ao luto noturno…

  17. isso foi Helinho?

  18. Hélio Jorge

    O que foi Felipe? O que eu fiz dessa vez, homem?!

  19. fecha o blog e abre um bar, até discussão tem

  20. Camila Pimenta

    Sr Hélio Jorge… foi bom, muito bom… mas “peraí”… aqui continua sendo o blog do Felipe né?! hahahhahaha… concordo com a Samara, abrir um bar… idéa a ser avaliada e discutida, não acham…

    by

  21. Olha… a idéia do Bar é ótima… vimos ontem que essa discussão pode acontecer ao vivo… Se todos os integrantes dessas discussões do blog estivessem presentes seria a mesa redonda dos “Textos que não mostrei pra ninguém”…
    Felipe, como você é o “OWNER”… Organiza a bagunça ai e promova logo o Primeiro Encontro Sul-Brasileiro dos Expectadores do Blog do Damo, qualquer coisa… peça ajuda ao SEBA – Sociedade Exotérica Bons Amigos, que ja possui vários membros, e quem sabe te ajudem no primeiro evento promocional deste singelo blog.

  22. hahahahahahahahahahha…eu devo ter jogado uma pedra na cruz, errado a cruz e acertado o padre Alvino, mesmo….

  23. Hélio Jorge

    Que o Senhor nos acompanhe!

    Que tal, Barblog!
    Cof…Cof…coofff! Cuspida! Argh! Desculpem, me engasguei falando o nome do bar! Vixe!

  24. vamos marcar sim, deixa passar o feriado…quem sabe na próxima segunda, já que não haverá sarau…aliás, Camila é uma ausência sempre notada em nossos eventos…espero que apareça no Os Textos Que Não Mostrei Pra Ninguém’s Official Fan Meeting of the Americas.

    falando em seba, alguma notícia dele???

  25. Camila Pimenta

    Confesso que nunca sei ao certo quando é o sarau, e nem onde é… o Enzo sempre me chamou, mas… sabe como é… a vida nos leva pra outros lados onde acabamos nos desencontrando, acho que só vi algum de vocês assíduos do blog, no lançamento do livro do Enzo e olhe lá… mas estou disposta a me regenerar com os membros do mesmo… olha nessa quinta vou estar no café pra ver o tal espetáculo que o Felipe falou no post anterior… mas se marcarem pra semana que vem, é só me dizer as coordenadas e estarei lá… beleza…

    “espero que apareça no Os Textos Que Não Mostrei Pra Ninguém’s Official Fan Meeting of the Americas.” – que????

    by

  26. Camila, suas dúvidas podem ser resolvidas através do http://saraubenedito.wordpress.com ou pela comunidade do Sarau Benedito no orkut, onde sempre tem a programação

  27. “Encontro das pessoas que lêem os textos que não mostrei pra ninguém”
    .
    huh

  28. Hélio Jorge

    Sama, darling, o bispo Edir Macêdo começou o seu imperio do reino de deus assim também!

  29. Camila Pimenta

    Felipe… entrei no blog que você indicou, mas está bem desatualizado né… a ultima postagem foi em março, com fotos… lindas por sinal… mas entrei na comunidade do orkut… sou quase uma associada, só preciso agora participar, mas no próximo estarei com certeza, valeu pelo toque…

    by

  30. é…a comunidade do orkut está mais updated…como diria o filósofo pré-socrático Helio Jorge

    mas, mudando de saco pra mala, continuo preocupado com seba

  31. Hélio Jorge

    Pode deixar, que pelos poderes conferidos a mim por Gre-skol (gelaaaada!) irei atrás de pistas que me levem ao Seba. Haiô Silver! Rin-Tin-in! Lessie, Flipper e os grande Hércules, Dedálus, todos avantes!

    PS: Vcs não contaram com a minha astúcia, né?

  32. Camila Pimenta

    Gente eu to começando a ficar preocupada com esse desaparecimento… e olha, acho que nem conheço o tal Seba… daqui a pouco vou me comover de verdade e tomar uma atitude… hahahhhah…

    relaxem… talvez ele não queira ser encontrado… talvez ele deseje a solidão momentânea… apenas isso…

    by

  33. Hélio Jorge

    Depois de paginar Maquiavel e ler um pouquinho de São Tomas de Aquino, além de me dar conta que ando mesmo sem muita grana, chego a conclusão de que vou fazer uma ONG para procurar o Seba: Friends of The World Where is Sebah?

  34. Camila Pimenta

    Bem, voltando ao texto… Felipe, estava conversando com o Enzo a pouco, e comentei com ele sobre o sei texto e se já tinha lido… ele disse que sim e que não tinha entendido o final… porque o cara(Xuanzong) mandou matar o mulher dele (Yang Guifei – a concubina)… bom disse a ele que na minha humilde interpretação, ele mandou matar mas não sabia que era ela, pois estava cego pelo poder… concordamos que isso fazia sentido… Mas eu não sei ao certo…me disseram que cada qual faz seu final… bom foi só pra constar… isso é assunto pra quando o Enzo voltar… que será logo, logo…

    by

  35. Hélio Jorge

    Então, Ezô, manda ver, já o o owner do blog está apaixonado…E como qualquer apaixonado não tem tempo pra respoder acerca do acerca…Entendeu, migo?

  36. olha, a história é toda real, Xuanzong se ferrou, depois foi forçado a abdicar e nunca mais se recuperou da perda, pelos registros históricos oficiais ele foi surpreendido pelo assassinato brutal de sua amada, ao que deve ter dito algo do tipo “mas que porra vocês estão fazendo?” …só que aí já era tarde…Yanguizinha já tinha entrado pra história como uma precursora de Isabella Nardoni…lamentável…mas resolvi escrever mais pelo fato de mostrar que o amor nos cega diante de alguns problemas da vida…mas, é claro, tanto a poesia quanto a história, reservam a cada pessoa uma interpretação livre e particular…

  37. acho que a presença e participação do OWNER neste blog são essenciais…
    mesmo pq não quero ter o mesmo destino de Yang… ser sacrificada pelos membros frequentadores do blog para que Felipe Damo volte suas atenções as discuções que aqui ocorrem…

  38. hahahaha…vcs colocaram medo na Priscilla, seu insensíveis…Xuanzong mandaria todos tomar chá verde salgado com manteiga de iaque nos confins do Tibete dada tamanha insolência…humpf…

  39. ah, falei com Seba e, a não ser que tenha sido uma gravação, ele estava vivo e com o telefone em plena área de cobertura…

  40. Felipe, eu só acredito vendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.