Sobre amar e ser amado

Posso até levar um puxão de orelha por transitar por um assunto tão batido. Mas este texto é uma resposta a uma provocação. Para aquela moça que anda em dúvida se termina ou não o namoro que não anda lá aquelas coisas, aí vai: é melhor amar do que ser amado. E a constatação não é minha, não. A oração de São Francisco de Assis, lá das penumbras imemoriais da Idade Média, já dizia isso. “Mestre, fazei que eu procure mais amar que ser amado.”

Explico. Ser amado é bom. Quem não gosta de ser paparicado, elogiado, desejado por alguém? Isso é muito gostoso, eleva a auto-estima, nos faz sentir como se únicos. Os melhores. E não é só nas relações conjugais. Elogio de trabalho também está valendo. Elogio do pai, da mãe, da avó, do professor. A alma é muito afeita aos comentários positivos.

Porém, amar é diferente. E não há nada melhor que amar. Se por um lado, ser amado envolve um sentimento de carência, de déficit de carinho e atenção – talvez uma herança, algum trauma da infância que deve ser resolvido um dia – amar é um sentimento gratuito e livre. Não envolve “atingir expectativas” de ninguém. A gente ama porque ama. Ou, se existe algum motivo, ninguém descobriu ainda.

Não é bom precisar ser amado. Isso é um sentimento ruim, produto de coisas mal resolvidas. Quem tem sempre essa necessidade absurda de ter alguém que o ame precisa de ajuda psicológica. Para que possa entender melhor a vida e seus amores. Para saber, como disse Schopenhauer, que o amor é uma coisa importantíssima para a vida, mas ele não tem toda essa relação com a felicidade que muitas vezes pensamos. Aí, Tom Jobim, talvez seja possível ser feliz sozinho!

Eu sei, é difícil. No nosso padrão de vida e de relacionamentos judaico-cristão-ocidental-capitalista é muito bom ter alguém, ser o parzinho de alguma pessoa. Ter um outro que goste da gente, que nos dê atenção. O mundo ocidental é o exterior, voltado ao objeto. Por isso valorizamos tanto o outro. Enquanto isso, do lado oriental do planeta se valoriza o interior, é um mundo voltado ao sujeito, ou seja, a nós mesmo. E essa transição não é fácil. É como sair da cama em um dia frio de inverno. Você sabe que tem que sair, mas o status quo é muito confortável.

Então por isso que é preciso evoluir, dar um passo adiante. Perceber que ser amado é uma conseqüência da vida e das relações que nos pretendemos, e não uma condição para ser feliz ou para estar com alguém. Eu sei, parece complicado e até mesmo triste. Estar com alguém que não te ama. Mas quem ama, ama por amar, não para ser amado. O amor não é uma lojinha de conveniências onde você faz uma troca de sentimentos, passa no caixa e pronto. “Amor com amor não se paga”, diria Drummond.

Por isso que quando duas pessoas se amam de verdade o impossível acontece. Essa é a relação correta. Talvez o certo fosse primeiro a gente aprender a amar bastante, e depois se encontrar, viver junto, e trocar amores entre os dois. As coisas seriam mais simples. E olha, moça triste, às vezes a gente pode até não ter alguém que nos ame daquela maneira que gostaríamos, mas o mais importante, mesmo, é nunca faltar alguém para amar.

Falando assim até me veio aquela velha música do Jefferson Airplane, que canta assim “don’t you need somebody to love?” Vamos lá, vamos tirar o pé da cama nesse inverno de corações!

0 Replies to “Sobre amar e ser amado”

  1. Ai, ai…Taí uma coisa que não ando sentindo falta!

    Compreendo esse sentimento, que ao meu ver, pertence a alguns poucos seres neste planetão de meu deus, mas não o exercito como deveria.

    Amar e odiar, quem tem a chave que desvende estas duas coisas que tanto nos aflige como seres humanos? São poucos, aqueles que realmente conhecem o amor, meu caro Damo.

    Enfim e ao cabo, o amor não pede reciprocidade, concordo plenamente!

  2. A psicanálise diria que mesmo vivendo “orientalmente”, amando só por amar, estaríamos na verdade projetando no outro nossos desejos…ou seja, sempre no individualismo…rsrsrsrsrs

  3. Pois, é, Damo. Como disse alguém: “Eu me amo, eu me adoro, não posso mais viver sem mim!” rssss

  4. catherine

    Moulin Rouge já nos ensinou que “A coisa mais importante que se pode aprender na vida é amar. E em troca, amado ser.”
    Belo texto!

  5. Olá Felipe,
    Finalmente visitei teu blog. Muito bacana.
    Escrever é catarse mesmo, é jogar no papel a tinta do pensamento.

    J F Borba

  6. Seja bem vindo, Borba! Apareça sempre. Aguardamos tuas publicações uma hora dessa.

  7. quando duas pessoas se odeiam, também o impossível acontece…. 🙂

  8. e outra, o amor não existe. e tenho dito. é só uma palavrinha legal que inventaram pra gente acreditar em algo que sentimos por outra pessoa/coisa. vão por mim. se acreditarmos nisso, as guerras/assassinatos/brigas acabariam e o mundo viveria em paz. 😉

  9. Leticia

    Adorei o que você escreveu, eu escrevo coisas desse tipo também, ficou realmente muito bom, de verdade. =]

  10. Aike

    Felipe, belas palavras. Tomara que a moça triste também as tenha achado.
    ps: Rômulo, pra variar não entendi você.

    1. humpf. nunca ninguém me entende.

      e eu e minha megalomania de querer fazer frases de efeitos que nem eu entendo. 🙂

    2. Larissa

      A moça triste achou, adorei o texto!

  11. Nocas

    De certa forma é um conforto ler essas palavras… no entanto põr em prática é um trabalho um tanto ou quanto árduo e doloroso o suficiente para andarmos de rastos.

    Obrigado por este espacinho.

  12. Oi Felipe! Estava navegando em alguns blogs de conhecidos e vi o link desta página q me intrigou. Curiosamente nata vim correndo ler. Adorei! Pode contar q sempre vou espiá-lo… bjos! Se quiser dar uma espiada postei um texto que, também, diz muito sobre e maledito sentimento… Bjos!

  13. Andressa Queiroz

    Bem… eu me identifiquei com essa moça triste, acho que sou eu…
    amei muito esse texto, me ajudou muito…
    **

  14. muuuito bom… Amar é maravilhoso… e ser correspondido melhor ainda…
    Sim o “amor não é uma lojinha de conveniências” é é isso que o torna tão cobiçado!!!

    não amar alguém é morrer em vida…

    “Se a rede é maior do que o meu amor, não tem quem não prove,
    se a rede é maior do que o meu amor, não tem quem me prove…” Lenine

  15. Eo o amo mais ele e 1 covarde q nao e capaz de amar nen a propria mae eu o amo mais ele e ele tomou o meu coraçao e nao qis devolver eu o amo e o odeio eu nao sei explicar o q eu sinto mais eu sei q e amor eu temto com todas as minhas força o esqeser mas nao da e mai forte do q eu ja tentei +nao consigo ele gosta+ou- de min mais eu nao qero me ariscar e me maxucare tao difixio saber q o ama + ele e 1galinha e 1 ipocrita q so ama a si mesmo eu qero ficar com denovo com ele + esse eu me maxucar + ainda ele sabe q eu gosto dele mais e inissiativa e a postura de homen eu o amo mais nao da eu vou o exqeser de 1vez por todas

  16. Posso até levar um puxão de orelha por transitar por um assunto tão batidoSobre amar e ser amado

  17. Luna

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre LCO de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonada e Arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que LCO venha para MIM , afaste todas aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela LCO não pense mais nos outros? mas somente em MIM. Que ela ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS ?

  18. ines nejinha

    Achei interessante ver varios comentarios sobre o amor, é verdade qe o mundo ta triste nao exiiste amor ao proximo, exfriou-se mais este cantinho é mt especial bjs a todos

  19. Dalila Zanon

    Procurando coisas sobre aprender a amar, o texto caiu como um bálsamo! Me tocou!

  20. juliana

    Amar, um sentimento tão bom, iria comentar no texto anterior, como esquecer um amor. já dizia um amigo: Para algumas coisas na vida não há uma receita, não se sabe a quantidade de ingrediente para fazer uma formula da certo, mais de uma coisas é certo para todo na vida, só temos dois caminhos ou desistir ou continuar seguir em frete. Ha momentos de dores emocionais, que juramos que são dores físicas o coração apertado. Porém assim como amei foi amada e pudi sentir da melhor forma. vivencie amei muito e foi amada, porém a vida, o destino o acaso ou seja o que for, fez com quer ele fosse embora. Enfim eu amei e foi amada isso que deve ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.